O 2º Encontro Internacional de Medicina Veterinária do IBVET aconteceu neste último final de semana na cidade de Campinas e ofereceu aos participantes ouvintes uma variedade de palestras, workshops e cursos práticos relacionados a especialidades em Medicina de Pequenos Animais e em Medicina de Equinos.

Eu e outros colegas oncologistas presentes no evento tivemos a grande oportunidade de ouvir o Dr. Douglas Thamm da Universidade do Estado do Colorado (USA) que, generosamente, discorreu sobre as abordagens diagnósticas e terapêuticas aos linfomas, mastocitomas, sarcomas de tecidos moles e sarcomas ósseos, praticadas na instituição onde ele atua como professor e pesquisador.

Os colegas brasileiros que foram convidados a ministrar palestras na sala de oncologia trouxeram temas importantes como, síndromes paraneoplásicas, cirurgias reconstrutivas, resistência ao tratamento quimioterápico em linfomas, tratamento da dor oncológica e cuidados paliativos do paciente com câncer.

Destaco aqui a interessante abordagem que Dr. Lucas Rodrigues nos apresentou sobre conceitos de resistência intrínseca e sistêmica ao tratamento quimioterápico em linfoma em cães; atualmente o Dr. Lucas divide sua atuação profissional como Diretor Geral do Estima Hospital Veterinário em Taubaté (SP) e como pesquisador na Universidade da Pensilvânia (USA), onde desenvolve pesquisas relacionadas ao tema exposto.

Parabéns IBVET pelo excelente organização e pela realização de tão rico encontro, meu especial agradecimento à colega Gabriela Lobato que coordenou a sala de oncologia e tão gentilmente nos ciceroneou durante o evento.