(11) 94024-5599, 2574-7989 e 3791-3754

Colegas Oncocanianos juntamente com o Dra Camila e Dr. Felipe Sueiro – VETPAT no 1º Encontro de Oncologia Veterinária de Campinas

Aconteceu, neste ultimo sábado (26 agosto), o 1º Encontro de OncologiaVeterinária de Campinas – Tema Sarcomas de Partes Moles em Cães e Gatos. O evento foi impecavelmente organizado pelo VETPAT – Laboratório de Análise Clínicas Veterinária e, contou com oito palestrantes, todos profissionais com ampla experiência no diagnóstico e tratamento de sarcomas   em cães e gatos.

Em virtude desta classe de tumores (Sarcomas de Tecidos Moles) apresentarem-se de forma tão heterogênea, seja na apresentação clínica bem como no comportamento biológico, tivemos oportunidade de discorrer sobre as dificuldades relacionadas ao diagnóstico anátomo-patológico, bem como as abordagens terapêuticas preconizadas pela literatura vigente.

O evento foi finalizado com uma mesa redonda onde a plateia pode então dirigir perguntas aos palestrantes sobre o material que havia sido exposto previamente.

Crachá da Dra. Renata Sobral, palestrante e representante Onco Cane no evento

Dra. Alice Villalobos, Prof. Dra. Maria Lucia Zaian Dagli, presidente da ABROVET, e DraFelisbina Queiroga durante IX ONCOVET

Minha conclusão, a partir do material exposto no evento, foi a de que, os pacientes portadores de Sarcomas de Tecidos Moles podem alcançar maiores benefícios quando submetidos a abordagens terapêuticas combinadas como, por exemplo, cirurgia seguida de radioterapia (ou eletroquimioterapia), e que o tratamento quimioterápico (convencional ou metronômico) fica indicado para os casos de sarcomas com alto grau de malignidade, como elevado potencial metastático. Porém, isso não deve ser entendido como uma fórmula, eu entendo que também devemos considerar a individualidade de cada paciente, bem como a expectativa e intenção de cada tutor!

Parabéns VETPAT pela organização de tão importante evento!

Colegas oncocanianos juntamente com o Dra Camila e Dr. Felipe Sueiro – VETPAT no 1º Encontro de Oncologia Veterinária de Campinas

Dra. Alice Villalobos, Prof. Dra. Maria Lucia Zaian Dagli, presidente da ABROVET, e Dra.  Felisbina Queiroga durante IX ONCOVET.