O Hemangiossarcoma é um tumor maligno proveniente das células que revestem os vasos sanguíneos, as células endoteliais. Por ser um tumor proveniente de vasos sanguíneos, pode acometer qualquer órgão ou estrutura. Usualmente observamos predisposição para que o tumor apareça no baço, fígado, coração ou pele.

A localização do tumor reflete no prognóstico e tratamento do paciente. Em geral, os hemangiossarcomas viscerais exibem um comportamento biológico mais agressivo do que os que acometem a pele e, com frequência desenvolvem metástases.  As hemangiossarcomas cutâneos são de melhor prognóstico, principalmente quando não invadem o tecido subcutâneo.

As lesões cutâneas podem se apresentar como nódulos avermelhados ou como vesículas ou bolhas preenchidas por sangue. Já as formas viscerais, principalmente as lesões de baço e fígado, usualmente formam massas que crescem de forma silenciosa e sem sintomatologia aparente; é comum que estas massas ou nódulos sejam preenchidos por sangue, o que pode levar à ruptura espontânea do tumor. Nestes casos o paciente deve atendido em regime de urgência, em virtude do risco de óbito e pelas complicações decorrentes da hemorragia abdominal.

Pacientes que são atendidos com hemoperitônio por ruptura de um hemangiossarcomas viscerais devem receber atendimento em serviço de intensivismo e, uma vez estabilizados, devem ser encaminhado para cirurgia na intenção de remover o órgão (se possível) acometido do tumor. Devido ao alto potencial metastático,  indica-se quimioterapia adjuvante como tratamento complementar a todos os pacientes.

Nosso querido paciente Lucky foi diagnosticado com hemangiossarcoma esplênico em  abril 2018. Ele foi submetido à cirurgia de urgência e, atualmente, encontra-se em tratamento quimioterápico na Onco Cane.

A sorte do Lucky não está só no nome, ele também “tirou a sorte grande” de ter uma tutora muito cuidadosa e atenciosa que cuida muito bem dele!

×

Olá!

Para agendamento de consultas, via WhatsApp, clique no botão abaixo ou envie-nos um email para mensagem@oncocane.com

× WhatsApp (11) 94024 5599