(11) 94024-5599, 2574-7989 e 3791-3754

anclivepaO 1º Congresso Sul Brasileiro da Anclivepa que ocorreu na cidade de Florianóplis nos dias de 2 a 4 foi muito proveitoso para todos os colegas oncologistas presentes. O Dr. Luiz Afonso Erthal, veterinário oncologista atuante em Santa Catarina e integrante do Conselho Fiscal da ANCLIVEPA do estado coordenou um Mini-Curso de Oncologia com enfoque em Manipulação Segura de Agentes Quimioterápicos em Clínicas e Hospitais Veterinários.

No curso foram apresentados e discutidos detalhes sobre como deve ser realizada a manipulação segura de agentes quimioterápicos em clínicas veterinárias, uma prática ainda nova no contexto veterinário.

Em centros oncológicos humanos, a prática de manipulação de agentes quimioterápicos em serviços de Terapia Antineoplásica (TA) deve seguir normas bastante rigorosas quanto à Biossegurança de todos os envolvidos no ambiente de trabalho; segundo normatização da NR32 (Norma Reguladora 32 do Ministério do Trabalho e Emprego) e a RD 220 (Resolução de Diretoria da ANVISA) que disponibiliza regulamentação técnica para serviços de TA.

A Oncologia Veterinária é uma especialidade ainda nova em nosso país; a literatura internacional confirma que o tratamento quimioterápico tem potencial para aumentar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida de cães e gatos portadores de tumores, mas também confirma que é uma prática de risco à saúde da equipe veterinária que se destina ao tratamento destes pacientes, conforme artigo publicado no site, em abril 2015.

A partir do exposto no mini-curso em Florianóplis, é notório que o tema merece maior discussão da classe veterinária, com participação dos Conselhos Regionais, sobre a regulamentação da prática segura de manipulação de quimioterápicos no atendimento aos nossos pacientes.