(11) 94024-5599, 2574-7989 e 3791-3754

O aumento da longevidade é o principal fator de risco para o câncer

Consultas

A avaliação clínico-física do paciente com suspeita de um câncer deve ser sempre apoiada em exames complementares para um diagnóstico acurado. Em oncologia, a melhor forma para curar ou controlar um câncer é diagnosticá-lo e tratá-lo precocemente.

Tratamento Quimioterápico

A quimioterapia é uma modalidade de tratamento em cães e gatos. É a terapia de eleição para os tumores hematopoiéticos em cães e gatos, como por exemplo, os linfomas, as leucemias e o tumor venéreo transmissível canino. É muito útil como tratamento de tumores com potencial de disseminação metastástica. Também pode ser utilizada como tratamento paliativo em casos avançados, na intenção de preservar a qualidade de vida do paciente, a despeito da presença da doença.

Avaliações de segmento

Todo paciente diagnosticado e tratado para um câncer deve ser avaliado periodicamente durante um período de tempo para confirmação da cura ou para detecção precoce de uma recidiva (volta da doença) ou de metástase (disseminação da doença). As avaliações de seguimento também são importantes para obtenção de dados de:

  • sobrevida – tempo de sobrevivência após o diagnóstico – período livre de doença – período em que o paciente não apresenta nenhum sinal do câncer;
  • sobrevida global – período de sobrevida de um grupo de pacientes com a mesma doença. Estas informações, estatisticamente estudadas, auxiliam o oncologista a compreender melhor o efeito do tratamento em longo prazo, na vida de seus pacientes.
Cirurgia

A cirurgia é a principal modalidade terapêutica em oncologia veterinária. Os tumores sólidos, aqueles que formam nódulos ou massas, devem ser extirpados cirurgicamente.
Algumas cirurgias oncológicas necessitam de técnicas de reparação plástica após o procedimentos de extirpação. O cirurgião veterinário oncologista é o profissional qualificado para a realização de ambos os procedimentos cirúrgicos.

Banco de Tumores

A conservação de material biológico, como tecidos tumorais ou tecidos sadios (conservados em blocos de parafina) de pacientes atendidos em centros oncológicos tem importante valor científico.
Os tecidos armazenados em banco de tumores quando analisados por meio de técnicas de biologia molecular ajudam na compreensão dos processos de (início da formação de um câncer).
Também é muito importante correlacionar as características moleculares dos tumores com os dados e a evolução clínica dos pacientes. Estas informações ajudam pesquisadores e oncologistas na melhor compreensão da ocorrência do câncer como também na resposta ao tratamento.

UTI/Internação

Somos uma equipe de médicos veterinários com a filosofia de um tratamento humanizado e personalizado com foco em unidade de internação e U.T.I para cães e gatos.
Dispomos de 1 médico veterinário e 1 enfermeiro para no máximo 4 paciêntes internados. Nosso objetivo é dar apoio ao médico veterinário sendo uma extensão no tratamento dos casos que nos são encaminhados.

Em oncologia, a melhor forma para curar ou controlar um câncer é diagnosticá-lo e tratá-lo precocemente.

 Laboratório

Disponibilizamos um laboratório de análises clínicas completo com exames realizados e laudados por profissionais especializados na área.

  • Hemogasometria;
  • Beta – hidroxibutirato;
  • Lactato;
  • Eletrólitos;
  • Perfil Bioquímico Completo;
  • Urinalise;
  • Hemograma;
  • Coproparasitologico;
  • Pré Detecção de Lise Tumoral (Pacientes com Linfoma);
  • Teste de Reação Cruzada (Compatibilidade para Transfusão Sanguínea);
  • Glicemia.

Apoio psicológico

O diagnóstico de câncer, em alguns momentos, remete-nos a um turbilhão de sentimentos intensos como: angústia, tristeza, sofrimento e dor.

Atualmente, cães e gatos são parte integrante da família que os acolhe. O sofrimento desses familiares  frente ao diagnóstico da doença deve ser compreendido e respeitado.

Nos centros oncológicos humanizados, o apoio psicológico é fundamental em uma equipe multidisciplinar. Esse apoio visa a minimizar o sofrimento dos familiares, acolhendo e orientando-os a lidar com o processo do adoecer: tratamento, recuperação, terminalidade e morte.

 

Parceiros:

Site 100% Animais

bioethicus

civet

dentalpet

vetpat

vetsupport