O câncer de mama é considerado um dos tipos mais comuns em fêmeas (cadelas e gatas) não castradas pois os hormônios sexuais são estimulantes da proliferação do epitélio mamário a cada cio. Nas cadelas, mais de 50% dos tumores são malignos; nas gatas este índice é ainda maior, aproximadamente 85% deles são malignos.

Outubro tem sido conhecido como o mês que celebra campanhas de prevenção do cancer de mama em mulheres; neste mesmo sentido, a Onco Cane tem realizado campanhas anuais para também divulgar à população sobre métodos de prevenção da doença em animais.

Andrigo, Simone, Suzana, Renata, Alex e Aline

O Outubro Rosa Veterinário 2016 realizado pela Onco Cane no último dia 15 de outubro, na Praça Nossa Senhora – Moema, contou com a generosa participação de voluntários veterinários que avaliaram 47 cadelas por meio do exame de palpação das mama, sendo que em 8 animais (17%) foram encontrados nódulos sugestivo de tumores, a maioria diagnosticada precocemente.

O câncer de mama é uma doença bastante frequente em consultórios veterinários do Brasil e de países que não estimulam a castração precoce dos seus animais de estimação. Entre os anos de  2012 a 2016, 70 pacientes caninas e 24 gatas foram atendidas com tumores mamários malignos na Onco Cane.

III EPM-Salvador, Outubro 2016

III EPM-Salvador, Outubro 2016

Dados mais detalhados desta casuística foram apresentados no III Encontro de Patologia Mamária em Salvador nos dias 20 e 21 de outubro. O evento também cediou a 3a versão do Consenso de Diagnóstico, Prognóstico e Tratamento do Tumores Mamarios em Cadelas;  versões anteriores do Consenso ocorreram nos anos de 2011 e 2013, na cidade de Belo horizonte e, até então, não haviam contemplados discussões acerca dos tumores nas gatas.

Profissionais de vários estados brasileiros estavam presentes ao encontro como, professores, pesquisadores, oncologistas, cirurgiões e clínicos; cada um teve oportunidade de contribuir com suas respectivas casuísticas e experiências clinicas.  O resultado dos temas discutidos no 3º Consenso de Mama será redigido e publicado em revista científica de alcance internacional.

Outubro Rosa, um mês destinado à reflexão sobre o câncer também entre os animais de companhia!