O conceito de atendimento humanizado é um conceito relativamente recente na medicina humana, sendo assim se torna mais recente ainda na medicina veterinária. Mas, se pararmos para analisar o conceito básico de humanização, de forma literal e simples, é “tornar humano”, ou seja, torna o atendimento mais próximo, delicado e atencioso possível.
É muito importante entender o que o cliente deseja e precisa. Hoje o tutor chega na clínica veterinária munido de muito mais informações, bem diferente de alguns anos atrás. Antigamente o que o veterinário falava, e o tutor simplesmente acatava as informações sem muitos questionamentos. Agora o tutor já vem com pesquisas realizadas sobre os sintomas, sobre possíveis diagnósticos, tratamentos e não acredita somente no que o veterinário diz. O que torna ainda mais evidente a necessidade de atender as demandas objetivas d cada caso.
O atendimento humanizado tem como pilar, identificar o que o tutor quer e precisa. Pode ser que determinado cliente queira um atendimento mais longo para tirar várias dúvidas e contar sobre seu pet. Já o outro, quer um atendimento mais rápido, porque tem algum compromisso e precisar ir embora. Você tem que tratar cada um como se fosse único. Temos que entender a necessidade do tutor e tratar de acordo com a mesma. É preciso ter a sensibilidade, carinho e compreensão com cada realidade apresentada.
O tratamento humanizado não deve se restringir apenas ao momento da consulta, mas sim desde o atendimento telefônico para agendamento, o atendimento na recepção, a consulta propriamente dita, a realização de exames / cirurgia / tratamentos e o acompanhamento final até a alta do paciente.