O constante aprimoramento das técnicas cirúrgicas disponíveis na medicina veterinária tem evoluído com o passar do tempo. Determinados equipamentos e procedimentos que antes eram somente vistos na medicina humana, assim como internacionalmente, ganham espaço no mercado interno. Conseguinte a isto, tutores buscam cada vez mais tratamentos e intervenções de excelência para seus animais.
O uso do aparelho de laser em cirurgias de cães e gatos, principalmente aquelas que envolvam cavidade oral e trato respiratório superior, surge como uma nova ferramenta devido às suas particularidades que garantem ao paciente e cirurgião procedimentos com menos sangramentos e melhor cicatrização, por exemplo.
A palavra ‘’Laser’’ em sua tradução simplificada significa amplificação da luz por emissão estimulada de radiação, ou seja, ocorre uma irradiação de onda de luz que dependendo da sua intensidade é capaz de incisionar e coagular tecidos, com menor dano quando comparado a outras técnicas amplamente utilizadas na rotina.
O laser de baixa intensidade exerce função na fotobiomodulação e auxilia na cicatrização, no processo inflamatório local e no controle da dor apresentadas pelos pacientes em determinadas lesões, no qual profissionais da medicina veterinária integrativa utilizam corriqueiramente com excelentes resultados, enquanto o laser de alta intensidade tem por característica a emissão de onda de luz capaz de cortar e conter sangramentos em tecidos moles, garantindo notória vantagem em sua utilização.
Dentre os benefícios do laser em procedimentos cirúrgicos, destaca-se a diminuição no sangramento transoperatório, minimização de inchaço na ferida cirúrgica e menor tempo de cicatrização, redução do tempo cirúrgico, diminuição do risco de infecções pós-operatórias devido a sua capacidade de esterilização dos tecidos e promoção de melhor controle de dor. Sua máxima eficácia é obtida principalmente em procedimentos odontológicos e respiratórios como na correção da síndrome dos braquicefálicos ou remoção de neoplasias orais, devido a sua afinidade aos tecidos destas regiões.
Diante das características e aplicações de uso deste novo dispositivo amplamente utilizado nos Estados Unidos, a equipe cirúrgica da clínica veterinária Onco Cane buscou aperfeiçoamento com o Dr. Leonel Rocha, odontologista veterinário pioneiro no uso do laser em cirurgias odontológicas em cães e gatos, para proporcionar aos seus pacientes o que há de mais novo e recente em cirurgias oral e nasal.