por Dra. Leda F. Mansur*
Os animais de estimação tornaram-se presença essencial nas nossas vidas nos dias de hoje, como se fossem membros das nossas famílias. Mas, segundo nossa expectativa, a longevidade deles nos parece muito curta, raramente vemos animais que sobrevivem até os 20 anos de idade. A ausência que sentimos quando eles nos “deixam” é capaz de produzir um grande vazio em nossas vidas!
Foi pensando no bem-estar dos nossos amiguinhos que a acupuntura tem se destacado como especialidade em medicina veterinária.
É uma técnica com pouquíssimas restrições e muitas vantagens para animais de todas as idades, principalmente para animais idosos. A acupuntura é feita por meio de agulhas que estimulam os pontos dos meridianos da MTC (medicina tradicional chinesa) no organismo, restabelecendo assim o equilíbrio energético.
Mas a acupuntura funciona mesmo em animais?
O resultado é melhor do que muitos imaginam. Existem vários relatos de expressiva melhora das funções motoras em animais incapacitados para andar e que tinham poucas chances de recuperação. A acupuntura propiciou, além de melhora das crises de dor, recuperação visível das funções motoras.
Indicação da acupuntura veterinária
O tratamento é indicado para diversos tipos de morbidades na medicina veterinária de pequenos animais. Deve ser realizado com acompanhamento de um profissional habilitado e respaldado com exames laboratoriais e de imagens. As principais indicações são:
- Doenças musculares;
- Doenças osteo-articulares (displasia coxofemoral, artrose, artrite, discopatias);
- Doenças neurológicas, como paralisia e convulsões;
- Como tratamento suporte para pacientes em recuperação cirúrgica;
- Como tratamento suporte para pacientes em tratamento oncológico.
As vantagens da acupuntura
O procedimento é pouco invasivo, não é doloroso e não oferece efeitos colaterais ou contra-indicações e, muito comumente é associado a outros tipos de tratamentos sejam estes alopáticos ou homeopáticos. Vale destacar a importância da acupuntura no controle de dores crônicas (inclusive as oncológicas decorrentes de um processo neoplásico) com o objetivo de propiciar conforto aos nossos companheiros animais.
*A Dra. Leda F. Mansur é médica veterinária, proprietária de clínica veterinária na cidade de Gália-SP, Pós-graduada em Acupuntura, Clínica Médica e Cirurgia de Pequenos Animais.