Por Suzana Terumi Honda Battaglia
Atualmente os animais de estimação estão inseridos em um contexto familiar muito diferente de tempos atrás.
Muitas vezes este pet deixa de ser “um animal” para ser um amigo, filho ou irmão.
A psicossomática é uma forma de entendermos porque as pessoas e animais adoecem. Não existe uma separação entre mente e corpo. É uma palavra que pode ser empregada para qualquer tipo de sintoma, seja ele físico, emocional, psíquico, profissional, relacional, comportamental, social ou familiar.
O adoecimento acontece fora da nossa vontade e junto com ele trás sentimentos como angústia, dor, sofrimento e muitos questionamentos como por que eu ou por que agora.
Desta forma, o diagnóstico de uma doença como o câncer causa um impacto emocional muito forte abalando e desestruturando a família.
Não existe processo de adoecer sozinho, a família adoece junto.
Por isso a importância do acolhimento e entendimento de todos os envolvidos durante o diagnóstico e tratamento.
Só os tutores, mensageiros dos nossos pacientes, que podem trazer detalhes que podem fazer toda a diferença!
Olá Mayra,
Concordamos plenamente com você que sem a dedicação dos tutores nada seria possível. Essa parceria é imprescindível para que consigamos realizar nosso trabalho e obtermos o resultado desejado.
Abraços.
Suzana Honda e Renata Sobral
Texto fantástico! Afinal, o maior remédio, que fortalece todas as outras terapias, é o Amor. Sem a dedicação dos tutores não é possível chegar a lugar algum.
Arrasou!
Abraços!
Oi Fernanda, obrigada pelo seu feedback! Acompanhar vocês durante o processo de adoecer da querida Dolores e poder ajudar sua família naqueles momentos de angústia , muitas vezes apenas com palavras de conforto nos mostra que estamos no caminho certo!
Um beijo a toda família
Suzana
Excelente texto, Suzana! Reflete a sensibilidade com a qual vc e a Dra Renata trabalham! Fundamental compreendermos e humanizarmos nosso atendimento. Parabéns!