1- Em casa mantenha a caixa de transporte em um local disponível para que o gato possa entrar e sair da caixinha a hora que ele quiser. Ela deve ser considerada uma mobília da casa.
2- Nessa caixa, você vai colocar uma toalha, cobertor, brinquedos e até oferecer petiscos dentro dela. Quando você menos esperar, você vai ver seu gatinho descansando dentro dela.
3- Fazer jejum alimentar e de água também ajuda, pois evita que o animal apresente vômito ou náusea do transporte (cinetose) e contribui para diminuir o estresse. E se for preciso o veterinário pode coletar algum exame durante o atendimento.
4- Assegurar que a caixa de transporte esteja bem presa ao cinto de segurança ou coloca-la por exemplo atrás do banco do motorista para que fique bem presa e evite o chacoalhar do carro.
5- Coloque uma toalha em cima da caixa de transporte , isso ajuda a diminuir a luminosidade e barulho do ambiente.
6- Coloque feromônios 15 minutos antes de colocar o felino dentro da caixa. Existem ótimos feromônios sintéticos no pet shop e eles auxiliam a diminuir o estresse durante a ida e chegada ao veterinário. Consulte seu clínico que ele saberá te informar!
7- Sempre que possível marque a consulta com antecedência, assim você evita que seu gatinho fique exposto a outros animais na recepção.
8- Seguindo essas dicas, esperamos que a sua experiência e do seu gatinho à clínica seja agradável e tranquila.