O Viscum Album é uma substância originada de uma planta da família Santalaceae; é considerada uma planta “parasita” que cresce em vários tipos de árvores hospedeiras e, segundo os conceitos da medicina antroposófica*. Os extratos do Viscum Album são indicados como terapêuticos para várias enfermidades como, doenças degenerativas, imunológicas e o câncer.

Os efeitos citotóxicos do Viscum Album são relacionados às lectinas do visco, as quais são atribuidas propriedades como inativação de ribossomos (inibição de síntese protéica) e indução apoptótica (morte celular programada). Alguns estudos conduzidos in vitro demostraram a capacidade das lectinas do visco em induzir citotoxicidade através da estimulação de macrófagos (células do sistema imune que são capazer de fagocitar células ou agentes estranhos ao organismo), e da secreção de citocinas (substâncias produzidas por células do sistema imune que regulam a resposta inflamatória e imunológica).

Em virtude destes efeitos, a homeopatia e a medicina veterinária integrativa consideram que os extratos de Viscum Album são potenciais adjuvantes no tratamento de tumores em animais, tendo como principal objetivo a redução dos efeitos colaterais decorrentes da quimioterapia e da radioterapia. Porém é importante considerar que o Viscum Album não deve ser considerado como um substituto aos tratamentos padrões já descritos e definidos pela literatura científica, principalmente em condições onde há possibilidade de cura ou controle efetivo de doença.