Os gatos acabam indo tomar água na torneira ou no chuveiro ou ainda em outros lugares não tão apropriados.
Eles precisam beber muita água e nem sempre temos uma torneira aberta.
Para estes gatos fanáticos por água em movimento, a água sempre deve estar fresca, principalmente se eles costumam comer rações secas. Existem bebedouros para gatos que têm um sistema de rotação de água, ou fontes com designer diferentes, desde os mais simples até as mais modernos, com fontes acopladas que, além de deixar a água sempre fluindo, criam um bom visual para o cantinho do seu gato.
Bebedouros para gatos com fontes servem para a diversão de seu companheirinho, eles gostam de brincar com a água que jorra, passando a pata e o focinho antes de beber.
Mas vale lembrar que os gatos são bastante seletivos em relação à água que bebem, mas os instintos falam mais alto e muitos gatos acabam não bebendo a quantidade necessária de água que deveriam beber.
Afinal, eles adoram se divertir e podem adorar um cubo de gelo flutuando na bacia de água.
Problemas renais e urinários são infelizmente muito comuns entre esses queridos gatos domésticos, especialmente machos castrados, por motivos hormonais.
Muitas vezes sedimentos e pedras nos rins ou na bexiga passam despercebidos até que a situação vire uma emergência com risco de vida. E, além disso, a desidratação é tão perigosa para eles quanto para nós.
Por todos esses motivos, é importante incentivar seu amigo a beber água, bastante água….e não é tão difícil quanto parece, confira:
- Deixe a água longe da ração.
- Troque a água várias vezes ao longo do dia.
- Coloque a água em locais que o gato gosta e circula.
- Espalhe várias vasilhas de água pela casa, mesmo que seja um apartamento.
- Se possível, tenha uma fonte;
- Não deixe a água no sol.
- Mude o formato ou o material da vasilha para chamar a atenção dele
- Dê ração úmida de sachê ou latinha.
- Torne a coisa divertida ou saborosa!