O Palladia® (fosfato de toceranib) é uma medicação que foi desenvolvida com o objetivo de inibir a atividade de alguns receptores tanto presentes em células cancerosas, como também presentes nos vasos sanguíneos que são formados em tumores em crescimento.

Estes receptores são chamados de receptores tirosina quinase (RTK). Os RTK estão dispostos na superfície celular e são ativados através da ligação com fatores de crescimento como, por exemplo, o fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGFR), o fator de crescimento endotelial vascular (VEGFR) e o fator de célula tronco (Kit). Quando ocorre a ativação dos RTK pelos fatores de crescimento a célula é então estimulada a iniciar os processos de proliferação, migração, metabolismo e diferenciação, todos fundamentais para o início da carcinogênese.

O Palladia foi lançado no Brasil em março de 2019 e, desde então, a classe médica veterinária brasileira (principalmente nossos pacientes veterinários), têm sido beneficiados com esta nova abordagem terapêutica, a terapia-alvo onde o objetivo é a inibição específica de moléculas alvo presentes em células cancerígenas.

Mais recentemente, com o advento de exames genéticos de diagnóstico oncológico, tornou-se possível identificar, em amostras de um tumor, o padrão de expressão de um grande grupo de genes. O padrão de expressão genética nos permite avaliar quais as principais vias de sinalização envolvidas no tumor em análise, bem como identificar potenciais receptores para terapia-alvo (como, por exemplo os RTK,), a expressão de genes que conferem resistência a determinados agentes antineoplásicos (auxiliando o veterinário na escolha de drogas antineoplásicas mais efetivas) e, ainda, identificar genes indicativos do prognóstico da doença.

Desta forma, os recentes avanços tecnológicos no diagnóstico e no tratamento oncológico de animais de companhia permitiu aprimoramento e sofisticação na atuação do médico veterinário no que se refere à precisão e segurança quanto à escolha de drogas alvo para seus pacientes.