Desde o primeiro dia de chegada de nosso animal de estimação, ele passa a ser parte da família, um membro a mais. Desenvolvemos um amor intenso com nossos companheiros animais, esse vínculo é intenso, por isso é natural sentirmos tanta tristeza com a morte do nosso pet. É um vazio tão grande como se tivéssemos perdido um filho, um irmão ou um de nossos pais. Muitas vezes, a dor da perda é tão avassaladora que desencadeia todos os tipos de emoções dolorosas e difíceis.

E por que acontece isso?

Porque um animal de estimação não é “apenas um cão” ou “apenas um gato”, mas sim um membro amado da nossa família, trazendo companheirismo, diversão e alegria para nossas vidas. Quando as pessoas que nunca tiveram um animal de estimação veem você lamentar a perda, provavelmente acham que é tudo um pouco exagerado; afinal, é “apenas um animal”.

No entanto, aqueles que amam um pet sabem a verdade: seu animal querido nunca é apenas um “animal”, é um membro da sua família, e a sua perda tem todos os aspectos que tem a perda de um ente querido. E para tentar amenizar essa dor, lembre-se que tudo na vida tem um fim, as coisas boas também, até aqueles momentos deliciosos com seu fiel e confidente companheiro peludo termina.

Tente usar essas dicas para lidar com a perda

  • Compartilhe suas emoções e sentimentos com os amigos e familiares;
  • Contate amigos que também tenham perdido animais;
  • Cuide de si mesmo, socializando e mantendo-se ocupado;
  • Crie uma recordação física do seu animal;
  • Converse com um terapeuta especializado em luto, se necessário.
×

Olá!

Clique no botão abaixo para conversar no WhatsApp ou envie-nos um email para mensagem@oncocane.com

× Como podemos lhe ajudar?